Doenças provocadas pela exposição excessiva ao sol podem ser mortais. Todos os anos, milhares de trabalhadores adoecem a partir de exposição ao calor, e alguns até morrem. Estas doenças e mortes podem ser evitadas.
Quem é afetado?
Os trabalhadores expostos a condições quentes e úmidas correm o risco de doenças provocadas pelo calor, especialmente aqueles que exercem trabalho pesado ou utilizam roupas e equipamentos de proteção volumosos. Alguns trabalhadores podem estar em maior risco do que os outros se eles não estabeleceram uma tolerância a condições de calor.
O que é doença provocada pelo calor?
Normalmente, o corpo se esfria pela transpiração. Durante o clima quente, especialmente com alta umidade, suor não é o suficiente. A temperatura corporal pode subir a níveis perigosos se não forem adotadas medidas de precaução. Doenças provocadas pelo calor variam de brotoejas e cãibras à exaustão pelo calor e insolação. Insolação requer assistência médica imediata e pode resultar em morte.
Como doenças provocadas pelo calor podem ser evitadas?
Lembre-se de três palavras: água, descanso, sombra. Os empregadores devem orientar seus trabalhadores sobre como, beber água com frequência, fazer pausas, e limitar a exposição ao calor, pode ajudar a prevenir as doenças provocadas pelo calor. Eles devem incluir estas etapas de prevenção em treinamento no local de trabalho e procedimentos. Os empregadores também devem ensinar aos funcionários a estabelecer, gradualmente, o trabalho pesado em condições quentes, porque isso ajuda a construir a tolerância ao calor - ou se aclimatar. Eles devem adotar medidas que ajudem os trabalhadores a se aclimatarem, especialmente os trabalhadores que são recentes no trabalho ao ar livre no calor ou estarem afastados do trabalho por uma semana ou mais. Por último, durante a primeira semana de trabalho, os empregadores devem aumentar gradualmente as cargas e permitir intervalos mais frequentes. Você deve planejar para uma emergência e saber o que fazer - agir com rapidez pode salvar vidas!
Guia de Treinamento para Prevenção de Doenças ocasionadas pela exposição excessiva ao Sol. (OSHA)
Por que é importante prevenir as doenças provocadas pelo calor?
· Doenças provocadas pelo calor podem significar uma questão de vida ou morte. Trabalhadores morrem de insolação a cada verão e cada morte pode ser evitada.
· Quando a insolação não mata imediatamente, ela pode “desligar” os principais órgãos do corpo causando danos ao coração, fígado, rim e músculo, problemas no sistema nervoso e doenças do sangue.
· Lesão grave ou morte durante o trabalho, afeta a todos em um canteiro de obras.
· Trabalhadores que sofrem de exaustão ao calor possuem maior risco de acidentes, pois estão menos atentos e podem estar confusos.
Sessão de Treinamento # 1: Efeitos do Calor na Saúde:
1. Introduzir o tema, dizendo algo como isto:
Hoje vamos falar sobre como o calor pode afetá-lo e quais os sintomas que você deve observar. Exaustão pelo calor, muitas vezes pode afetá-lo antes mesmo que você perceba, por isso, é importante estar muito atento aos sinais.
2. Pergunte ao grupo as seguintes questões:
(Espere até que respostam e, em seguida, utilize as caixas de resposta sombreadas para adicionar qualquer informação que falta.)
Assim como não podemos deixar o motor do carro superaquecer ou desligado, não queremos que o seu corpo fique muito quente. Vamos começar falando sobre o calor – De onde vem o calor que faz com que causa o superaquecimento de nossos corpos?

Trabalhar ao ar livre, especialmente em clima quente e úmido, exposição ao sol, e realizar um trabalho físico pesado é algo que devemos levar a sério.
Quais são os sinais que você pode perceber se o seu corpo está ficando muito quente?

Estes são os primeiros sinais de que você precisa para se refrescar, descansar e beber água para deixar o seu corpo se recuperar. Se você não fizer isso, você poderá desenvolver alguns dos sintomas mais graves de exposição ao calor.
ATENÇÃO: Se você sentir-se FRACO, CONFUSO, ou se você VOMITAR - você precisa de ajuda RÁPIDA!
Sessão de Treinamento # 2: Como responder aos sintomas:
Digamos que uma trabalhadora da nossa equipe apresenta sinais de exaustão provocados pelo calor: ela está muito suada, fraca, e está com dor de cabeça. O que você acha que deve fazer?
Sessão de Treinamento # 3: Previnindo a exaustão pelo calor:
Quais são os passos importantes para evitar a exaustão provocada pelo calor?
-
Beber água pequenas quantidades com frequência, ao contrário de grandes quantidades com menos frequência.
-
Beba água, mesmo se você não sentir sede.
-
Evitar bebidas como refrigerantes ou café que contêm cafeína ou bebidas alcoólicas - Estas bebidas desidratam você e pode se tornar mais perigoso trabalhar sob calor intenso. Além disso, evite bebidas esportivas, pois contêm muito açúcar.
-
Durante uma onda de calor, é recomendado estabelecer intervalos mais frequentes.
-
Conversar com seu colega durante o turno de trabalho para se certificar de que está tudo bem. Às vezes, as pessoas com exaustão pelo calor ficam desorientadas e acham que estão bem.
-
Se você suspeitar de um problema, mantenha o controle sobre o seu colega de trabalho e avise seu supervisor.
O Serviço Nacional de Meteorologia (National Weather Service) dos Estados Unidos vinculado a Agência Nacional de Climatologia e Oceanografia (NOAA) - National Oceanic and Atmospheric Administration – desenvolveu um Indicador de Calor (figura 1).

IMPORTANTE: Uma vez que os valores de índice de calor foram concebidos para locais sombreados e condições de vento fraco. A exposição a pleno sol pode aumentar os valores de índice de calor em até 15 ° C. Além disso, vento forte, especialmente com ar seco e muito quente, pode ser extremamente perigoso.
A Zona sombreada (laranja ou vermelho), cujo Indicador de Calor está acima de 40°C, mostra um nível que pode causar distúrbios cada vez mais graves com exposição prolongada ou atividade física.
O Indicador de Calor leva em consideração que grande parte dos trabalhadores (adotando medidas básicas segurança no trabalho e saúde) consegue trabalhar, quando o Indicador for < 33°C.
Por que a umidade é importante: umidade relativa é uma medida da quantidade de umidade no ar. O suor não evapora tão rapidamente como em um clima seco, quando o ar está úmido. Uma vez que a evaporação do suor da pele é uma das formas do corpo humano esfria-se em um dia quente, a alta umidade reduz o nosso potencial de resfriamento natural e nos sentimos mais quentes. A baixa umidade também pode ser um problema para os trabalhadores ao ar livre em climas quentes (desérticos). Em baixa umidade, o suor evapora muito rapidamente, isso pode levar a uma desidratação grave se a pessoa não beber água o suficiente durante o dia.
O Indicador de Calor pode ser usado para ajudar a determinar o risco de doenças relacionadas ao calor para os trabalhadores ao ar livre, quais ações são necessárias para proteger os trabalhadores e em que momento essas ações são tomadas.
Organização Mundial da Saúde (OMS) – World Health Organization (WHO)
Outro aspecto (muito importante) que deve ser, cuidadosamente, considerado nos treinamentos, é o efeito da Radiação Ultravioleta (UV) decorrente da exposição ao Sol sem proteção adequada.
A Figura 2 mostra o Indicador UV com as recomendações básicas de proteção.

Na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), em 1992, foi declarado no âmbito da Agenda 21 que deveria haver atividades sobre os efeitos da radiação UV. Então, a OMS desenvolveu o Programa INTERSUN que você pode acessar por meio do Link: http://www.who.int/uv/en/ (em inglês).
BRASIL
O Ministério do Trabalho não disponibiliza em seu site, material (manual) contendo orientações p/ o treinamento de empregados e/ou empregadores na prevenção de doenças ocasionadas pela exposição excessiva ao calor.
NR-15 ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES
Anexo nº 3: Limites de Tolerância para Exposição ao Calor. Apresenta somente as Diretrizes para estabelecimento dos limites de exposição.
Link: http://portal.mte.gov.br/legislacao/norma-regulamentadora-n-15-1.htm
Art . 189 - Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) possui o Programa Sol Amigo (Educação Continuada) - http://solamigo.org/ - com foco na exposição à Radiação Ultravioleta (UV).
CONSIDERAÇÕES
Sem sombra de dúvida, os empregados devem aceitar as orientações e praticá-las no dia-a-dia, sendo que os empregadores precisam assumir a responsabilidade organizacional e promover os treinamentos necessários além de disponibilizar os EPIs indispensáveis à proteção dos trabalhadores.
VOCÊ, Leitor (a) também deve se conscientizar e disseminar os perigos da exposição prolongada ao sol, bem como adotar as medidas de proteção conforme seus hábitos e necessidades. (incluindo seus familiares e amigos!)
O É Com Você espera que haja uma conscientização universal de que as pessoas precisam unir esforços visando à preservação da VIDA!
Segurança, não se pode deixar pra depois!
Abraços!
Engº Ricardo Ribeiro.